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Ser um profissional de sucesso é cada vez mais difícil em um cenário altamente competitivo. Ter uma boa graduação ou um MBA em uma renomada instituição de ensino já não garante uma carreira bem sucedida. É preciso mais. Por isso reunimos dicas da Consultora empresarial e Master Coach, Andréa Saad, que são altamente eficientes para quem quer alavancar sua carreira e se diferenciar no mercado de trabalho. Vamos às dicas!

1. Conheça os seus superpoderes

No que você é bom? Provavelmente há uma ou mais forças em você que são suas marcas registradas, ou seja, qualidades que quem o cerca provavelmente consegue apontar com facilidade e clareza, pela forma como se destacam. Essas forças chamamos em nossas aulas de carreira de Superpoderes: coisas que fazemos muito bem que nos trazem uma enorme alegria. Eles nos colocaram em fluxo. Atingimos um nível de maestria nestes pontos fortes que nos torna únicos e bem sucedidos. Para Warren Buffet, é a sua incrível capacidade de captar recursos. Para Richard Branson, é sua capacidade de quebrar paradigmas através do pensamento não convencional. Qual o seu?

Pense sobre o que você ama fazer. Volte à sua infância, e lembre-se das suas paixões, hobbies e interesses. Quando você se sente realizado com seu desempenho e tem aquela sensação que o tempo passa rapidamente, o que você está fazendo? Tire um tempo agora para escrever de 1 a 3 superpoderes seus respondendo as seguintes perguntas: Quais as características mais marcantes eu tenho? O que é algo que eu faço sem esforço ou hesitação? O que eu posso oferecer à outras pessoas que irá ajudá-los?

2. Defina sua proposta de valor

Pense em uma empresa: com o mercado cada vez mais dinâmico e concorrido, ela precisa se diferenciar, ser relevante e entregar um valor único resolvendo problemas e satisfazendo necessidades de quem a contrata, certo? Isso é o que chamamos no empreendedorismo de modelo de negócio, que nada mais é do que a lógica pela qual uma empresa cria valor, entrega e recebe por isso. E será que quando você trabalha em uma empresa é diferente? Quando uma empresa o contrata espera que você preste um serviço que entregue algum valor para eles e em troca disso você recebe algum retorno financeiro. Pense em você como um empreendimento, não como um empregado. Tenha em mente qual a sua proposta de valor, aprenda como comunicá-la de forma mais adequada, entregue e ganhe por isso. O segredo do crescimento na carreira está em conhecer os recursos que tem disponível (superpoderes, conhecimentos, competências) e refinar a sua proposta de valor. Quanto mais entregar valor, maior o seu crescimento.

3. Entenda onde você está trabalhando

Essa é a chave. Quando uma empresa analisa seu currículo, faz entrevistas, avalia se você é compatível com a vaga e o contrata, vem juntamente com a boa notícia uma série de expectativas quanto ao seu trabalho. Dependendo do nível de transparência e como é a comunicação na sua empresa, isso pode ser muito fácil ou muito difícil de descobrir, mas é crucial. Se você busca uma promoção, você deve dar uma passo para trás e olhar o todo, entendendo qual é o propósito e os objetivos da empresa, do seu departamento do seu superior. E principalmente, o seu propósito ali dentro e onde seu trabalho se encaixa nisso tudo. Muitas vezes uma boa e aberta conversa com o seu superior questionando o que se espera de você te dará um norte para que desenvolva o trabalho conforme o que se espera. Assim, te ajudará a definir sua estratégias e metas individuais, trabalhar melhor, trazer resultados para a organização e, consequentemente, para sua carreira.

4. Entregue resultados

Provavelmente a dica mais fácil de se explicar e a mais difícil de executar. Entendeu o que se espera de você e criou um plano de ação delimitando as metas que precisa atingir? Agora é hora de colocar a mão na massa e entregar resultados. Nenhum planejamento se sustenta sem fazê-lo acontecer. Ninguém cresce na carreira sem entregar o que se propõe.

5. Assuma riscos para esticar, crescer e aprender

Você deve estar operando acima do seu nível se quiser ser considerado para a uma promoção. Portanto, não tenha medo de assumir um desafio. São nessas situações que você exige mais de você, aprende, se desenvolve e cresce.

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