0 Flares Twitter 0 Facebook 0 LinkedIn 0 Google+ 0 Email -- 0 Flares ×

Existe uma fórmula para ser um empreendedor de sucesso? Certamente não, mas temos informações de quais são as características mais comuns de quem empreende com sucesso. Muitas qualidades são naturais, outras são fruto de estudo e aperfeiçoamento, mas todas são essenciais para alcançar as competências de empreendedores que fazem a diferença.

A teoria de que qualquer um pode se tornar o que quiser – com muita dedicação – é amplamente aceita. Para isso, basta reunir as qualidades necessárias. Veja abaixo as competências essenciais para você se tornar um empreendedor de sucesso, segundo estudo da consultoria Target Training International.

#1. Persuasão

Os empreendedores de sucesso, que estão acima dos outros, têm a persuasão, ou a capacidade de convencer os outros a mudar a sua maneira de pensar, crer, ou se comportar, inerente à sua personalidade. Eles são capazes de convencer sobre investimentos, decisões estratégicas e como conduzir a sua empresa diante de seus sócios ou investidores.

Além disso, o empreendedor usa esse poder para inspirar seus funcionários, fazendo-os acreditar em projetos, ideias e na empresa. Esse tipo de atitude é fundamental para motivar e fazer todo o time trabalhar unido.

#2. Liderança

O estudo revela que os bons líderes têm uma visão incrível do futuro. Essas pessoas sabem que, em algum momento no passado, as pessoas que trabalharam com elas tomaram riscos para ajuda a promover sua visão.

Empreendedores se cobram muito. As pessoas com comportamento empreendedor tem foco geralmente ligado a um produto ou serviço que fornece soluções para os desafios, mesmo quando todo mundo não tem consciência que o desafio existe.

Um exemplo muito usado que define essa característica, é o case de Steve Jobs. O fundador da Apple sempre lançou produtos sem haver uma demanda explícita por aquilo. O empresário colocou sua empresa na liderança, lançando tendências e antecipando desejos. Hoje, sem Steve Jobs, a Apple já vê sua participação de mercado reduzir em vários segmentos.

Leia também: 10 conselhos da história sobre como enfrentar a crise

#3. Responsabilidade                                   

Nós definimos a responsabilidade pessoal como a capacidade de demonstrar iniciativa, autoconfiança, resiliência e uma vontade de assumir riscos. As pessoas que são pessoalmente responsáveis encaram os obstáculos como parte do processo ao invés de desistir.

Os empreendedores não são desmotivados pelos obstáculos, são energizados por essas dificuldades. O resultado só pode ser um: os louros do sucesso chegam.

Leia também: 3 tipos de esgotamento que você pode estar sofrendo e o que fazer

#4. Orientado a metas e resultados

Esta é outra característica indispensável para as pessoas de espírito empreendedor. No estudo o comportamento orientado a metas foi definido como a concentração de esforços em alcançar um objetivo, missão ou meta.

É muito importante que os empreendedores tenham um forte senso de quais são os seus objetivos e quais são os impactos disso nos seus serviços, e principalmente, em seus negócios.

#5. Habilidades interpessoais

Podemos entender essa habilidade como a cola que junta todas as outras quatro habilidades. E isso inclui a comunicação eficaz, a criação de sintonia com as pessoas, se relacionar bem com todos a sua volta, independente das origens, dos estilos e da forma com que se comunicam.

Sem habilidades interpessoais um empreendedor estaria limitado apenas aos que compartilham do seu estilo, o que é uma parcela ínfima do público e restringe drasticamente a sua capacidade de transmitir sua visão e objetivos.

E você, acredita que mais alguma competência seja essencial a um bom líder? Compartilhe com a gente nos comentários.

Quer mais conteúdo da Rockett? Siga-nos no Facebook e no Twitter

Leia também: 6 lições da Starbucks sobre a importância dos dados para tomadas de decisão

 

Esse artigo foi adaptado a partir de “New Research: The Skills That Make an Entrepreneur

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 LinkedIn 0 Google+ 0 Email -- 0 Flares ×