0 Flares Twitter 0 Facebook 0 LinkedIn 0 Google+ 0 Email -- 0 Flares ×

Quando você vai à uma entrevista para um novo emprego, boa parte da conversa é sobre você e como você pode preencher o papel dado e atender as qualificações esperadas. Como resultado, você gasta muito tempo se vendendo.

Mas a escolha de aceitar um novo emprego não é apenas sobre o que você vai fazer para a empresa, é também sobre se a empresa é uma boa opção para você – se ela está alinhada aos seus objetivos profissionais e qualidade de vida. Você vai passar cerca de 40 horas por semana no trabalho, então você precisa se certificar que irá se realizar.

Para saber se uma empresa é para você, faça as 10 perguntas a seguir.

1. Quais são as suas expectativas para este cargo?

Você precisa ter uma noção do que a empresa espera deste cargo. Em específico, o que se espera de você durante os primeiros três meses. Pergunte sobre as metas trimestrais, essa será a chave para saber quais são as expectativas reais sobre você. Se o seu entrevistador ou gerente não der uma resposta clara, essa pode ser uma bandeira vermelha que eles não criaram expectativas claras para a vaga.

“Qual é o maior desafio que eu iria enfrentar nesta posição?”

Muitos entrevistadores irão responder a esta questão dando uma visão geral e honesta da política da empresa, o que irá ajudá-lo a avaliar se você pode ter sucesso. Se a resposta for: ‘Você não vai ter todos os desafios’, então cuidado! Há sempre desafios, e você pode querer ir mais a fundo antes de aceitar a oferta de emprego.

2. Qual personalidade é mais adequada à empresa?

Esta pergunta é obrigatória. A maioria dos gestores pode identificar com facilidade o tipo de pessoa que seria bem sucedida na empresa. A resposta dele vai te dar mais segurança em saber se você seria adequado ao comportamento esperando pela organização. É melhor saber isso no início, do que lutar depois para se encaixar na empresa.

3. Que oportunidades de desenvolvimento profissional e pessoal existem?

Saber sobre o compromisso da empresa com o desenvolvimento de seus funcionários pode sinalizar o quanto a organização irá valorizar você. Por exemplo, existem algumas organizações que não oferecem formação ou tempo de folga para o desenvolvimento profissional. Algumas têm políticas muito rigorosas sobre os funcionários participarem de palestras, eventos ou fóruns. Empresas assim, na maioria das vezes, são bastante atrasadas na gestão.

Uma das melhores dicas de networking: mova sua mesa no trabalho

4. Qual é o plano de carreira este cargo?

Para quem planeja sua carreira, é importante saber de antemão aonde você pode chegar na empresa. Se você está ansioso para crescer na hierarquia corporativa e desenvolver o seu currículo, e um empregador indica que não há oportunidades de progressão de carreira, o emprego pode ser um beco sem saída para você e seus objetivos de carreira. Isso é algo que você, definitivamente, deve saber antes de tomar uma decisão.

5. Como é a cultura da empresa?

Se você estiver interessado em um trabalho que permita horário flexível, ou gostaria de levar o seu cachorro para o escritório, você precisa descobrir como é a cultura da empresa antes de ser contratado.

Existem outras questões importantes, como por exemplo, a visão da empresa sobre trabalhar remoto, se você está autorizado a se vestir de forma casual e todas as outras questões que são importantes no seu dia a dia.
Ao perguntar sobre a cultura do escritório, você deve obter respostas claras para suas dúvidas. A liberdade de se vestir como quiser e trabalhar remoto são ótimos benefícios. Por isso as empresas estão tentando atrair os melhores e mais brilhantes profissionais com as políticas mais modernas de trabalho.

6. Vocês tem algum programa de bônus?

Não seja tímido ao perguntar sobre a compensação (comissões, bônus anual e etc). Obtenha todos os detalhes sobre o seu salário, variáveis e outros critérios que possam estar envolvidos na sua remuneração. Lembre-se de perguntar se esse acordo será apenas verbal ou formalizado. Se a empresa se dispõem a formalizar, deixando claro seus critérios, esse é um bom sinal.

7. Por que você gosta de trabalhar aqui?

A resposta dessa pergunta pode ser bastante reveladora. Essa é uma boa pergunta para o entrevistador porque é inesperada, e a resposta pode ser reveladora. Enquanto a maioria das pessoas vai fazer uma pausa antes de responder, outros vão acabar deixando a verdade escapar. Fique atento ao que ouvir.
Alguns entrevistadores podem dar uma resposta padrão quando são questionados sobre a cultura da empresa, mas, com esta pergunta, você vai ter uma reação emocional imediata.

consultoria rockett

8. Quais valores são importantes para a empresa?

Saber os valores da empresa é extremamente importante. Descubra se há uma missão comum ou uma meta coletiva que os funcionários trabalham para alcançar. E o mais importante, descubra se essas metas correspondem aos seus próprios valores. Se os diferentes entrevistadores, durante o processo seletivo, dão respostas diferentes a essa pergunta, é uma bandeira vermelha para o entrevistado que a empresa não está alinhada em torno de uma missão clara.

9. Quais são as cinco maiores diferenciais competitivos desta empresa?

Isso é uma pergunta capciosa, mas a resposta vai lhe dar uma visão mais profunda de como poderia ser trabalhar na empresa e como valorizam o seu pessoal.
Um dos itens deve ser ‘funcionários’. Se as pessoas que fazem os produtos ou prestam o serviço são mencionados de forma tardia, ou não são mencionados, o candidato deve se perguntar como isso teria impacto na forma como a empresa o tratará.

10. Onde eu vou me sentar?

Pode parecer bobagem, mas, literalmente, ver o escritório ou baia em que você irá passar cinco dias por cada semana é muito importante para a avaliação da sua qualidade de vida na empresa. É um erro não pedir para ver onde você vai se sentar. Imagine descobrir no seu primeiro dia de trabalho que você vai passar o dia em um porão sem janelas. Não é o tipo de surpresa que você quer ter, certo?

Siga-nos no Facebook e Twitter

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 LinkedIn 0 Google+ 0 Email -- 0 Flares ×